Inscrições abertas para o Projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce (2023)
Atualizado em 27/09/2023
A Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu torna público o Edital 01/2023 de Chamamento para Participação no Projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce, que visa a formar, em 33 municípios de Minas Gerais, jovens lideranças para serem protagonistas na área socioambiental.
O projeto é realizado em Parceria com a Fundação Renova e integra o Programa de Educação para a Revitalização da Bacia do Rio Doce – PG33, criado como forma de compensação após o rompimento da barragem de Fundão, na região de Mariana (MG).
● Quem pode se inscrever:
Neste edital, estão abertas 600 vagas para jovens de 15 a 29 anos que comprovem vínculo de moradia, estudo ou trabalho nos seguintes municípios:
Municípios contemplados:
Alpercata, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Conselheiro Pena, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Mariana, Naque, Periquito, Pingo D’Água, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Santana do Paraíso, Santa Cruz do Escalvado, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga
● Como funciona o Pulsar Jovem pelo Rio Doce?
Os jovens selecionados a partir deste edital farão parte do projeto, que oferecerá um itinerário formativo com carga horária total de 300h (com certificado), composto por atividades presenciais e on-line, organizado nestas três etapas:
1º) formação teórica e prática (120 horas);
2º) mentoria para a elaboração de projetos (60 horas);
3º) implementação de projetos (120 horas).
● Quanto tempo dura?
13 meses
● Quanto custa para se inscrever?
O programa é financiado pela Fundação Renova e a participação dos jovens é totalmente gratuita.
● Há algum incentivo financeiro à participação?
Sim. Os jovens participantes e assíduos receberão mensalmente, pelos 13 meses, um suporte financeiro para a participação no valor de R$ 485,00, para que tenham condições de arcar com custos de: deslocamentos dentro do município, contratação de serviços para acesso à internet, compra de recursos tecnológicos para participar das atividades on-line, eventuais taxas bancárias.
● Qual a contrapartida dos jovens?
Participar de, no mínimo, 75% das atividades. Os participantes precisam entregar tarefas e atividades solicitadas pelos educadores, inserindo dados em plataforma própria, quando solicitados.
Obs.: os encontros presenciais são preferencialmente aos sábados.
Edital 01/2023
CALENDÁRIO
Inscrições
De 27 de setembro de 2023 até 30 de outubro de 2023.
Divulgação do resultado
16 de Novembro de 2023
Início das atividades do projeto
25 de Novembro de 2023
IMPORTANTE: Leia todo o edital com atenção antes de se inscrever. As inscrições são pelo gmail.