Jovens de 18 municípios da região metropolitana do Vale do Aço se reuniram no dia 02/12 para o seminário “Ambientar: Diálogos pelo Rio Doce”. O evento, promovido pela Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), foi o primeiro grande encontro coletivo do Pulsar Jovem Pelo Rio Doce, projeto realizado pela FGPA e que faz parte das ações do Ciclo II do Programa de Educação para a Revitalização da Bacia do Rio Doce, desenvolvido pela Fundação Renova.
Foi um dia de alegria, confraternização e criatividade, onde os jovens puderam trocar experiências vividas na região da Bacia do Rio Doce. Com música e descontração, o encontro serviu para despertar talentos e promover o compartilhamento de vivências e perspectivas das juventudes. O assunto principal foi o meio ambiente e os palestrantes convidados falaram de projetos que têm desenvolvido, estimulando os participantes do Pulsar Jovem pelo Rio Doce a começarem a pensar formas de atuarem em seus municípios.
Para Mário Taniguchi, um dos coordenadores do projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce, a conscientização ambiental dos jovens foi um dos pontos importantes do evento. “O que nós pretendemos com esse encontro é que esses jovens tenham a visão mais ampliada a respeito dos grandes desafios e problemas socioambientais da atualidade, especialmente focando nas questões relacionadas à revitalização da bacia do Rio Doce”, afirmou.
Neste primeiro seminário participaram jovens das cidades de Belo Oriente, Bom Jesus Galho, Bugre, Córrego Novo, Dionísio, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Naque, Pingo d’Água, Raul Soares, Rio Casca, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros e Timóteo.
Novos encontros estão sendo preparados para se realizarem no próximo dia 09 (sábado) em Mariana e Governador Valadares.