Os jovens participantes do projeto “Raízes e Asas do Rio Doce”, desenvolvido pela Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) em parceria com a Fundação Renova, estão trabalhando a todo vapor. Com o objetivo de fazerem levantamentos de problemas em cada cidade, os jovens têm participado de Oficinas de Elaboração de Projetos para desenvolverem propostas que podem transformar a realidade nos 20 municípios que participam do “Raízes e Asas” que tem como foco o protagonismo e liderança juvenil.
As oficinas têm sido realizadas paralelamente à formação oferecida na plataforma Moodle (https://raizeseasas.ciedseduca.org.br/), onde estão sendo abordados os temas da bacia hidrográfica, liderança e protagonismo juvenil. Nas oficinas de projetos, os jovens têm sido estimulados a conhecerem mais sobre a cidade em que moram, percebendo os problemas mais evidentes e a pensarem soluções que projetos elaborados por eles possam ser implementados.
Para os jovens, a participação nas oficinas tem sido bastante estimulante, conforme afirma Pricielle Almeida, de Raul Soares. “Nós jovens estamos tendo a oportunidade de colocar nossas ideias em discussão e dar nossas opiniões sem receio. Nas reuniões, os facilitadores fazem com que reflitamos sobre determinado assunto e entendamos os pontos positivos e negativos. Estou gostando muito”, afirma Pricielle.
Os facilitadores também têm percebido a animação dos jovens e preveem bons resultados das oficinas de projeto. “Com as dinâmicas propostas, os jovens compartilham seus sonhos e possíveis planos para a melhoria do seu município. Temos muita esperança nessa juventude diferenciada, que sabe olhar para o mundo e enxergar oportunidades para um futuro melhor”, comenta a facilitadora Fernanda Lopes.
Os jovens ainda podem se inscrever para o projeto “Raízes e Asas do Rio Doce” no site fgpa.org.br. O projeto é uma realização da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), em parceria com a Fundação Renova.