“Escutar o Ailton Krenak foi muito gratificante. Tenho ele como inspiração e saber que o Pulsar Jovem, junto com a FGPA e a Fundação Renova me proporcionou isso não tem palavras. Só tenho a agradecer, foi incrível.” Foi assim que um dos jovens definiu o encontro “Vozes do Rio Doce”, realizado no sábado (19/10) em Ipatinga.
Esta foi a primeira vez que todos os jovens – dos ciclos II e III, dos 33 municípios contemplados pelo projeto – estiveram reunidos, o que transformou o “Vozes do Rio Doce” em um momento alegre e importante de integração para essas jovens lideranças. A presença inspiradora do indígena, escritor, ambientalista, ativista e membro da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, abrilhantou ainda mais este encontro.
Referência como representante dos povos originários, Krenak enriqueceu a todos com sua experiência de vida, tanto em sua palestra quanto no momento de bate-papo, ocasião em que os jovens fizeram perguntas ao escritor. Em mais de um momento, ele lembrou aos jovens da importância do cuidado com a Terra, com a natureza e frisou a responsabilidade que a juventude tem em relação ao meio ambiente: “vocês não são o amanhã, vocês são o hoje”.
Além disso, a ocasião teve caráter comemorativo, pois houve a entrega dos certificados de formação teórica aos participantes do projeto que passam em breve para a implantação de projetos em seus municípios. Ao todo, são 107 projetos socioambientais que, com certeza, farão diferença nos municípios.
De acordo com o Gerente de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Felipe Moura de Andrade, o trabalho que os jovens estão desempenhando ao longo do Rio Doce poderá ter efeito transformador por muito tempo. “Nós vamos ter um efeito longevo no território em termos de consciência ambiental atualizada e preparada para lidar com o próprio rompimento e as consequências dele, mas também esse cenário de mudança climática. A gente deixa um público com mais capacidade de implementar ações em seus territórios”, afirmou Felipe numa clara aposta no talento e mobilização dos participantes do projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce.
Como em todos os encontros do Pulsar, uma atração artística cultural inspirou ainda mais os jovens. O grupo Rizoma de Coronel Fabriciano, trouxe música e poesia para encher o ambiente de boas vibrações, o que encantou a todos.
Para alegrar ainda mais as juventudes, uma atividade integrativa com música e dança conduzida pela equipe da academia ThatiGym colocou os jovens para dançar. E ao final, um supershow com a Banda Arena fechou com chave de ouro este dia vibrante e extremamente importante para vida dos nossos jovens. Para Sérgio Orlando Pires, presidente da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu, realizadora do projeto Pulsar, o encontro veio para originar ideias. “Ailton Krenak é presença inspiradora a uma reflexão sobre a riqueza cultural dos indígenas em contrapartida com os desafios que os povos originários enfrentam em nossa sociedade. Foram lições valiosas, especialmente para os nossos jovens. Em uma palavra: um encontro inspirador!”, concluiu o presidente.