Na tarde de quinta-feira (31/10), o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius de Assis Moreira, recebeu das mãos do presidente da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu, Sérgio Orlando, a comenda “Amigo da FGPA”. A homenagem marca também a celebração dos 29 anos de criação da Fundação.
O Certificado de 4 de outubro, data que comemora o Dia dos Animais, é o primeiro concedido a uma pessoa da comunidade, fora do âmbito de colaboradores da instituição.
No Certificado, leia-se: “No ano de comemoração dos 29 anos de criação da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu, certificamos com o Título Amigo da FGPA, ao Gerente do Parque Estadual do Rio Doce – Perd, o Sr. Vinícius de Assis Moreira , pelos relevantes trabalhos desenvolvidos junto à sua equipe, em prol da preservação da Biodiversidade, das relações institucionais locais e comemoração dos 80 anos de criação da importante Unidade de Conservação da Natureza – Parque Estadual do Rio Doce – Perd.”
O presidente da FGPA Sérgio Orlando, ressaltou que a homenagem representa o trabalho que Vinícius vem exercendo na preservação do Perd, bem como a relação histórica que Vinícius tem com o Parque do Rio Doce, retratada desde sua infância, simbolizando uma efetiva dedicação e amor ao lugar. Sérgio ressaltou também a relação da FGPA com Perd, por meio do projeto “Raízes e Azas”, do Ciclo 1 e o projeto “Pulsar Jovem pelo Rio Doce”, Ciclo 2, em parceria com a Fundação Renova.
O presidente da FGPA, juntamente com o presidente do Conselho Curador, Carlos Eduardo, reafirmaram que é fundamental que a instituição reconheça o valor das pessoas e seus feitos como representantes da sociedade ou área em que atuam.
O Parque do Rio Doce
O gerente do Parque Estadual, Vinícius, referiu-se à comenda como uma honraria dotada de forte simbolismo, que é seu comprometimento ainda maior com a preservação do Perd. Vinícius destacou a longa parceria com a FGPA, especialmente na formatação do PDDI do Vale do Aço, bem como a construção com o 3º Setor de um formato que ancore o Parque Estadual além de uma área oficial, mas como área que pertence a sociedade, isto é, amada e utilizada pela sociedade.
No âmbito das pesquisas científicas, Vinícius assegurou que há mais de 40 protocolos de pesquisas, configurando o Perd como um dos remanescentes de Mata Atlântica mais pesquisados do Brasil. Para ele, o fato do Parque Estadual ser Reserva da Biosfera, Sítio Ramsar e Hotspot, o torna uma Unidade de Conservação de relevância mundial.
Sobre as ações no contexto da gestão do Perd, Vinícius adiantou que foi realizado o Plano de Manejo de todo o sistema lacustre e florestal; foi confeccionado o Plano de Pesquisa; Plano de Comunicação e Marketing; elaboração de Manuais e Sistema de Vídeo Vigilância; distribuição de materiais e equipamentos de prevenção a incêndios florestais; investimentos na qualificação do nível de gestão e conservação do Parque, reiterando que a Unidade é um exemplo de gestão para outras unidades de conservação no estado e no país. Segundo o gerente do Perd, a missão do Parque Estadual, é ser referência na gestão de Unidades de Conservação da Natureza.
Outro reflexo da gestão, que conta com parcerias privadas, é o aumento progressivo de visitantes no Parque. Vinícius assegurou que o Perd está preparado para receber até 100 mil visitantes nos próximos anos, destacando o alto nível da equipe de colaboradores do Perd e os investimentos futuros.
Dentre os projetos ecológicos em andamento no Perd, Vinícius apontou cinco relevantes projetos: o Mono Carvoeiro, Tatu Canastra, Harpia, Onça Pintada e Bicudo.
Vinícius Moreira falou com entusiasmo sobre a descoberta recentemente do raríssimo cachorro-do-mato-vinagre, no Perd. Segundo ele, é o último predador que não havia sido detectado na Unidade, considerado extinto na Mata Atlântica. Este foi detectado em uma câmera fotográfica dotada de sensor de aproximação e infra-vermelho.
Ao final da cerimônia o homenageado reuniu com os colaboradores da FGPA para um café, e agradeceu pela honrada homenagem, reafirmando que para a população do Vale do Aço, viver ao lado de uma unidade de conservação da grandeza do Parque Estadual do Rio Doce, é um privilégio imensurável, entretanto, este privilégio se traduz em responsabilidades de dimensões planetária.
Fonte: https://revistacaminhosgerais.com.br/noticias/gerente-do-parque-do-rio-doce-vinicius-de-assis-moreira-e-homenageado-com-comenda-amigo-da-fgpa/