Indígena virá a Ipatina no próximo sábado para evento na sede da AAPI no bairro Bom Retiro
Ailton Krenak, líder indígena, escritor brasileiro da etnia krenak, ativista do movimento socioambiental, filósofo, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras é o convidado especial do evento “Vozes do Rio Doce”, que será promovido no próximo sábado (19) em Ipatinga, e que faz parte das atividades do projeto “Pulsar Jovem do Rio Doce”. O evento será realizado na sede da AAPI no bairro Bom Retiro, rua Borba Gato, nº 215, conforme divulgado pelos coordenadores do projeto.
Na oportunidade, haverá também a entrega dos certificados de formação teórica aos participantes do projeto. A previsão é que abertura ocorra às 9h45. A palestra de Ailton Krenak está agendada de 10h as 11h e às 12h30 será a cerimônia de certificação dos jovens.
Com uma trajetória reconhecida no Brasil e no exterior, Krenak é defensor dos direitos dos povos indígenas e da preservação da Amazônia. Suas obras, como “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” e “A Vida Não é Útil”, são verdadeiros marcos na literatura e na reflexão sobre a relação entre humanidade e natureza, além de oferecer uma crítica poderosa à visão capitalista.
Figura influente na promoção da cultura e dos direitos dos povos indígenas no Brasil, Ailton Krenak é reconhecido como uma das principais lideranças do movimento indígena do país, e possui reconhecimento internacional. No evento promovido pelo projeto em Ipatinga, o ativista deve abordar a importância dos conhecimentos ancestrais na defesa do meio ambiente e a responsabilidade que os jovens têm em manter este cuidado com a Terra.
O que é?
O projeto “Pulsar Jovem Pelo Rio Doce” vai formar 1.100 jovens de 15 a 29 anos, em 33 municípios de Minas Gerais, para atuarem como protagonistas em projetos para revitalização da bacia do rio Doce. Ele é uma realização da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) em parceria com a Fundação Renova, que está desenvolvendo um projeto de formação de jovens lideranças. O “Pulsar Jovem” teve início em novembro de 2023, vai até março de 2025 e fornece aos jovens um suporte financeiro mensal de R$ 485 para a formação durante todo o período de realização.
Todos os inscritos no Pulsar já passaram pela etapa de formação teórica sobre meio ambiente e elaboração de projetos e no sábado receberão seus certificados. Alguns jovens já apresentaram seus projetos e outros estão ainda no processo de apresentação à banca de especialistas nesta semana. Em breve, cerca de 110 projetos serão implementados nas cidades de abrangência do Pulsar Jovem Pelo Rio Doce. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site oficial:
pulsarjovempeloriodoce.com.br
Matéria por: https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0119359-ambientalista-ailton-krenak-faz-palestra-para-jovens-do-projeto-pulsar-jovem-pelo-rio-roce