Projetos e Ações em Meio Ambiente
Projetos e ações em educação
Projetos e ações em saúde
Projetos e ações em cultura
Projetos sociais e em inclusão
Projeto de Gestão de Resíduos Industriais - Cenibra
No convênio assinado entre a empresa de celulose Cenibra e a FGPA, foram realizadas ações durante todo o ano para lidar com a questão dos resíduos produzidos pela indústria. Com a mentoria da Fundação, funcionários da empresa engajaram-se na elaboração e execução de projetos ambientais internos. Além disso, realizaram uma série de ações pontuais e específicas com vistas a promover a destinação mais adequada e reduzir o impacto ambiental associado aos resíduos. A prestação desse serviço pela FGPA teve início em 2006 e virou por anos subsequentes. Outras versões do projeto de gestão de resíduos industriais foram desenvolvidas em 2007 e 2008.
* * *
Projeto Raízes e Asas do Rio Doce
Um dos carros-chefe da FGPA durante mais de 3 anos, entre 2020 e 2022, o Projeto Raízes e Asas do Rio Doce teve como objetivo formar jovens lideranças em 20 municípios que compõem a Calha do Rio Doce.
O projeto foi realizado em parceria com a Fundação Renova, no âmbito de um edital dentro do Programa 33, como uma das ações de compensação social pós-desastre de 2015, em Mariana, quando o estouro da barragem de Fundão. Atendendo aos pré-requisitos do edital, a FGPA apresentou uma equipe de 20 facilitadores para dar andamento às ações de educação, juventude e meio ambiente nos 20 municípios.
Etapas do projeto
A primeira etapa do projeto consistiu em fazer um diagnóstico da situação ambiental dos territórios, em seguida, foram abertas inscrições para que jovens participassem da formação. Em virtude de pandemia, toda formação ocorreu na plataforma Moodle, em módulos virtuais. A formação também foi composta de oficinas e fóruns em reuniões online via Zoom Meetings.
Após o período de formação, os próprios jovens puderam elaborar e apresentar propostas para seus municípios. Os melhores projetos foram selecionados para serem financiados com verbas administradas pela Fundação Renova e sob a mentoria da FGPA. A fase de implantação de projetos ocorreu no primeiro semestre de 2022. Em maio, um Seminário com todos os participantes coroou o processo, mostrando os resultados e os impactos dessas ações da juventude em suas comunidades.
Conheça mais sobre as atividades do projeto
* * *
Projeto “Orla: o contorno da vida”
Em 2022, o município de Ipaba lançou um novo olhar de zelo para sua lagoa central, em consequência de um projeto idealizado por jovens locais, sob a mentoria da FGPA. Com o desenvolvimento do projeto, foi criado o grupo “Amigos da Orla”; a juventude promoveu a realização de palestras e oficinas na Escola Estadual Manoel Machado Franco”, produziu-se um almanaque com histórias e informações da lagoa. Por fazer parte das ações do projeto-mãe “Raízes e Asas do Rio Doce”, em maio de 2022, o projeto Orla foi apresentado no “Seminário Raízes e Asas: Juventudes Fazendo Acontecer”, ocorrido no campus Ipatinga do Unlieste/MG, com a presença da Fundação Renova e de representantes dos 20 municípios que compõem a Calha do Rio Doce.
* * *
Projeto Feira itinerante socioambiental
Educação ambiental e fomento à cultura foram os objetivos do projeto que promoveu uma série de atividades no município de Dionísio (MG), no primeiro semestre de 2022. O projeto “Feira Itinerante Socioambiental” foi desenvolvido por jovens protagonistas de Dionísio, com a tutoria de facilitadores da FGPA, no contexto dos incentivos e formações promovidos pelo projeto Raízes e Asas do Rio Doce. Além da promoção de um grande evento na praça, com atividades para todas as faixas etárias, o projeto deixou de legado uma biblioteca comunitária que foi batizada de “Árvore do saber”.
* * *
Trilha Interpretativa - Ipatinga
Realizado em 2022, o projeto abriu uma trilha no Parque da Samambaia, no bairro Bom Jardim, marcando o caminho com informações ambientais e culturais para os passantes. Também foram realizados eventos de cunho socioambiental e cultural, fomentando o cuidado com a natureza.
Um almanaque especialmente relacionado com o projeto foi redigido e impresso para ser distribuído aos visitantes da trilha e público dos eventos. O projeto foi idealizado por jovens participantes do Projeto Raízes e Asas do Rio Doce, da FGPA em parceria com a Fundação Renova. Os jovens participaram de uma primeira etapa de formação e, posteriormente, tiveram a mentoria e o apoio para criarem e implantarem seus próprios projetos nas comunidades onde vivem.
* * *
Horta Cultural Timóteo
Com a mentoria de facilitadores da FGPA, jovens de Timóteo realizaram um projeto de Horta Cultural junto a alunos da rede municipal de ensino. Além do preparo de canteiro, sementes, ferramentas, os jovens envolveram os participantes em uma oficina de grafite e pintaram o muro da escola.
O projeto foi realizado no âmbito das atividades do Projeto Raízes e Asas do Rio Doce, da FGPA em parceria com a Fundação Renova.
* * *
Plantando Sementes Cultivando Lideranças
Uma equipe de jovens da comunidade de Raul Soares (MG) liderou, com o apoio da FGPA, a organização de um projeto de horta na Escola Estadual Dom Helvécio Gomes de Oliveira, no distrito de Bicuíba, no primeiro semestre de 2022. O projeto foi desenvolvido com a mentoria e o apoio da FGPA, no contexto dos incentivos e formações promovidos pelo projeto Raízes e Asas do Rio Doce às juventudes locais.
Além da horta, também foi ministrado um curso de holericultura, em parceria com o Senar. O projeto também contou com a parceria técnica da EMATER.
Em maio de 2022, o trabalho foi apresentado no “Seminário Raízes e Asas: Juventudes Fazendo Acontecer”, ocorrido no campus Ipatinga do Unileste/MG, com a presença da Fundação Renova e de representantes dos 20 municípios que compõem a Calha do Rio Doce.
* * *
Projeto PLAM – Marliéria (MG)
Jovens do município de Mariléria, com a mentoria e o apoio da FGPA, criaram e implantaram o Parque Linear das Águas de Marliéria (PLAM), nos arredores do Ribeirão da Onça Grande. O objetivo foi o de revitalizar a calha, tornando-a em um local de convivência, qualidade de vida e bem-estar para a comunidade. Houve plantio de mudas de plantas e flores à margem do ribeirão, revitalização de uma pinguela de madeira, intervenção artística em local do parque e um evento de apresentação para a comunidade. Em maio de 2022, o projeto foi apresentado no “Seminário Raízes e Asas: Juventudes Fazendo Acontecer”, ocorrido no campus Ipatinga do Unlieste/MG, com a presença da Fundação Renova e de representantes dos 20 municípios que compõem a Calha do Rio Doce.
* * *
Projeto Arboriza Jovem
O projeto de arborização urbana, feito em parceria com a prefeitura de Fernandes Tourinho (MG), no primeiro semestre de 2022 foi um dos trabalhos idealizados por jovens inscritos no Raízes e Asas do Rio Doce, uma espécie de projeto guarda-chuva para 20 municípios da Calha do Rio Doce. Além do plantio de muda, foram promovidas ações de educação ambiental e campanhas para a conscientização do cuidado com o meio ambiente.
* * *
Projeto de Compostagem Rio Casca
Em 2022, foi desenvolvido, no município de Rio Casca, um projeto piloto de compostagem para orientar sobre o processo de transformar resíduos orgânicos em adubo. Foi idealizado por uma equipe de jovens, no contexto dos incentivos e formações promovidos pelo projeto Raízes e Asas do Rio Doce às juventudes locais. Assim, depois de terem feito os cursos e receberem as orientações necessárias, os próprios jovens escreveram o projeto e receberam a mentoria e o apoio da FGPA para a implantação do mesmo. Em maio de 2022, o trabalho foi apresentado no “Seminário Raízes e Asas: Juventudes Fazendo Acontecer”, ocorrido no campus Ipatinga do Unileste/MG, com a presença da Fundação Renova e de representantes dos 20 municípios que compõem a Calha do Rio Doce.
* * *
Projeto Acesita Verde
Entre os anos de 2006 e 2008, foi desenvolvido pela FGPA o Programa de Gestão sócio-ambiental da ArcellorMittal Brasil, com a realização de estudos ambientais para avaliar áreas de propriedade da empresa em Timóteo, para monitoramento, planejamento ambiental e adequação de ações de modo a promover adequações leais, sociais e ambientais. A equipe foi formada em parceria com o curso de Geografia do Unileste/MG. Foram acompanhadas obras de construção civil e de reparação ambiental nos bairros Novo Tempo, Bromélias e Timotinho. Foi implantado Projeto Piloto de utilização e destinação da área da “biquinha”, no bairro Bromélias.
* * *
Biomonitoramento de águas superficiais em microbacias experimentais com plantio de eucalipto em áreas da Cenibra S. A.
Parceria feita com empresa de celulose Cenibra garantiu a permanência do trabalho iniciado em 2006 até 2018.
O objetivo do projeto foi avaliar a qualidade da água para a manutenção da vida aquática e demais usos humanos de cursos d’água lóticos de pequena ordem: Córrego Grande, Milagres e Vai-e-Volta, localizados em áreas de plantio de eucalipto da CENIBRA S.A. situadas no médio Rio Doce – MG. O Projeto foi coordenado pela Profª Drª Gabriela von Rückert.
Em todos os pontos monitorados foram avaliadas variáveis físicas, químicas e biológicas associadas a qualidade da água de acordo com APHA (2005). Variáveis como temperatura, pH, oxigênio dissolvido e condutividade elétrica foram medidas no local, enquanto as demais foram conduzidas no Laboratório de Pesquisa
Ambiental do Unileste. A avaliação dos organismos bentônicos foi realizada no Laboratório de Ecologia da mesma universidade.
* * *
Projeto Cultivando o Bem
Em parceria com jovens da comunidade de Bom Jesus do Galho (MG), foi organizada uma horta comunitária.
O projeto foi desenvolvido pelos próprios moradores, com a tutoria de facilitadores da FGPA, no contexto dos incentivos e formações promovidos pelo projeto Raízes e Asas do Rio Doce. A horta teve início em janeiro de 2022, com perspectivas para continuidade a partir da autogestão dos participantes.