Notícias

Memorial Dom Lelis Lara

http://www.youtube.com/watch?v=NPMRYYbkvAQ&list=UUi6CjtShwKC2zJKdULErtAA

Projeto de extensão mantido pelo Unileste recebe menção em publicação internacional

Publicado em 13/06/2013

As experiências do projeto de extensão “Intervenção Urbana Multidisciplinar: trabalho técnico-social vinculado ao programa FNHIS”, desenvolvido pela Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), Prefeitura de Coronel Fabriciano em parceria com Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) acaba de ganhar menção em uma publicação internacional. O projeto desenvolvido no bairro Morada do Vale, em Coronel Fabriciano ganhou as páginas das “Atas do XV Congresso Iberoamericano de Urbanismo”, realizado no ano passado em Medellín, na Colômbia.

A publicação é uma síntese das discussões e experiências realizadas em âmbito Iberoamericano sobre temas como: políticas públicas de acesso a terra e a moradia, a mobilidade como um instrumento de justiça e a utilização do espaço público. O evento bienal reúne trabalhos desenvolvidos em várias partes do mundo com o intuito de discutir as tendências, problemas e soluções nestas áreas.

O artigo submetido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste foi publicado na sessão temática “A propriedade do solo e da habitação e o direito à habitação digna”, da ata do XV Congresso Iberoamericano de Urbanismo. O trabalho é coassinado pela professora e arquiteta Carla Paoliello e pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Henrique Xavier Campos Júnior, Rafaela Tavares Xavier e Alessandra Pires. A produção apresenta as ações de extensão realizadas no bairro Morada do Vale, na área de Educação Patrimonial.

“Os objetivos do projeto desenvolvido no Bairro Morada do Vale, em Coronel Fabriciano, foram possibilitar o reconhecimento dos espaços urbanos, identificar os pontos de relevância dentro daquela comunidade, além de desenvolver o sentimento de reterritorialização, possibilitando a reapropriação e a ressignificação dos espaços públicos e privados do bairro”, explica a professora e arquiteta Carla Paoliello, uma das responsáveis pelo projeto.

O projeto foi desenvolvido a partir de parceria público-privada e contou com a participação da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) e do setor de extensão do Unileste.

Durante as ações do projeto os moradores participaram de reuniões e oficinas com foco na educação patrimonial. “Foram realizadas três reuniões gerais que discutiram questões como a construção coletiva de um mapa do bairro, avaliação da história da comunidade a partir análise de fotos e ainda um encontro para pensar o futuro da comunidade”, conta Carla.

Ainda segundo a docente, as intervenções possibilitaram concluir que este tipo de iniciativa ajuda na apropriação e valorização da herança cultural dos moradores, fomentando uma melhor leitura e compreensão do universo sócio-cultural da comunidade.

Para conferir a ata completa do XV Congresso Iberoamericano de Urbanismo e o resumo do projeto desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, acesse o site: http://aetu.es/congresos-seminarios/xv-congreso-iberoamericano-medellin/

Unileste concede títulos de honra; Câmara Municipal de Coronel Fabriciano homenageia Reitor do Unileste

Publicado em 21/12/2012

Dom Lara, Presidente da FGPA, recebeu o título de Doutor Honoris Causa


Em reconhecimento aos serviços prestados ao Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) e à comunidade do Vale do Aço, seis pessoas do Vale do Aço foram agraciadas com honrarias em evento realizado na última terça-feira (18), no Teatro João Paulo II, no campus de Coronel Fabriciano.

O bispo-emérito da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano e Presidente da FGPA, Dom Lelis Lara, recebeu o título de Doutor Honoris Causa do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). A outorga da honraria à Dom Lara deve-se não somente à sua importância e significado para a sociedade do Vale do Aço e para o Unileste, mas, sobretudo, à sua história de compromisso pela vida humana, pelo desenvolvimento social e por sua atuação pastoral e espiritual. O titulo Doutor Honoris Causa é concedido por instituições de ensino superior a pessoas que, por sua história, por sua vida, pelas suas realizações, sobretudo por sua contribuição para o desenvolvimento do saber, da cultura, é reconhecidamente merecedora do titulo de Doutor. Como o próprio nome exprime, é em honra de sua causa, ou de sua vida, que o título é concedido. “Pelo que Dom Lara representa para a Sociedade do Vale do Aço, para a história da Igreja no Brasil, para a CNBB, e também para a história do Unileste, ele é, indiscutivelmente, merecedor deste título. É uma forma de reconhecimento e reverência do Unileste à causa de vida de Dom Lara”, afirma Dr. Genésio Zeferino, reitor do Unileste.

Criada pelo Conselho Universitário do Unileste (CONSUN), a Medalha Pe. José Maria De Man é uma forma de homenagear pessoas que fazem e fizeram parte da história da Instituição. A medalha é um distintivo concedido a pessoas que, por sua vida, opções e realizações demonstram amor e continuidade à causa e missão de Pe. De Man. A concessão da medalha não se restringe a alguém que esteve ou esteja diretamente ligada à pessoa do Pe. De Man ou a suas obras, mas pode ser concedida a pessoas externas, desde que reconhecidamente continuadoras da missão e dos valores por ele empreendidos e vividos. É uma forma de manifestação de apreço, admiração, reconhecimento e homenagem a pessoas ou a instituições.

Os agraciados com a medalha foram: Otton Fava, que exerceu os cargos de professor, diretor acadêmico, vice-reitor, além de ser um dos fundadores da instituição; Geraldo de Castro Godói, que prestou 40 anos de serviços, como professor, secretário de ensino superior e supervisor; Ademir de Castro Costa, pelas mais de três décadas de serviços prestados como docente; e Dr. José Edélcio Drumond Alves, que atuou como professor, diretor do ICMG, presidente da SEUT, reitor do Unileste, além de ser o responsável por transformar o ICMG em Centro Universitário, o Unileste.

 

Cidadão Honorário

Durante a solenidade, a Câmara de Vereadores de Coronel Fabriciano, por iniciativa e requerimento do vereador Luciano Lugão, fez uma homenagem ao Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho, reitor do Unileste, concedendo-lhe o título de Cidadão Honorário do Município. Este título de honraria é concedido às pessoas que ajudaram no desenvolvimento social da cidade.

De acordo com o reitor, receber este título é uma grande honra. “Cheguei ao Vale do Aço em 2006 e, desde o início, fui muito bem recebido pela população, acolhido pela cidade de Coronel Fabriciano. Aos poucos, fui me envolvendo com a cidade, nas diversas instâncias participativas, sobretudo por meio do Unileste, e fui aprendendo a amar esta cidade. Hoje, sinto-me inteiramente integrado e comprometido com Coronel Fabriciano. Sinto-me cidadão fabricianense. Portanto, o título é mais uma bondade, uma generosidade da cidade, por meio da Câmara Municipal, a mim. Estou agradecido e honrado”, finaliza.

VI Semana da Consciência Negra

Entrega oficial da reforma do Museu

No dia 25 de outubro de 2012 aconteceu a entrega oficial da reforma do museu Padre De Man. O local passou por obras e agora volta às suas atividades normais. Estiveram presentes na solenidade de entrega colaboradores do Unileste, funcionários responsáveis pela reforma, além do Reitor do Unileste, Genésio Zeferino da Silva Filho, a pró-reitora acadêmica, Ana Marta de Souza Inês, a diretora de planejamento e desenvolvimento do Unileste, Tânia da Costa Rangel Alves, e ainda o superintendente da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), Rogério Lana Figueiredo. Confira as fotos!

Posse dos novos membros do Conselho Fiscal da FGPA

Dia 14 de setembro de 2012 foi realizada a segunda reunião extraordinária / 2012 do Conselho Curador da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA). Em pauta, a posse dos novos membros do Conselho Fiscal (triênio 2012 – 2015), que ficou assim constituído: TITULARES: Áurea Maria Silva Andrade Castro; Cleberson Sampaio Dutra; Fabrícia Souza Teixeira. SUPLENTES: Carlos Alberto Serra Negra; Fausto José de Castro. A Presidente do Conselho Curador da FGPA, Professora Sonaly Torres, desejou sorte aos novos membros e ressaltou a grande contribuição dos membros do Conselho Fiscal que atuaram no período 2009-2012: Enéias Pereira Fernandes; Hélio Nério Paviône; Jens Erik Hansen; Fernando César Lemos de Morais; Fausto José de Castro; e Áurea Maria Silva Andrade Castro. Conforme previsto no Estatuto da FGPA, os Contabilistas Fausto e Áurea foram reconduzidos.

     

I Seminário de Aleitamento Materno do Vale do Aço

Entre os dias 3 a 6 de setembro acontece em Coronel Fabriciano (MG), o I SEMINÁRIO DE ALEITAMENTO MATERNO DO VALE DO AÇO, XI ENCONTRO MINEIRO DE ALEITAMENTO MATERNO, XII ENCONTRO MINEIRO DE HOSPITAIS AMIGOS DA CRIANÇA, XII ENCONTRO MINEIRO DE BANCOS DE LEITE HUMANO E II ENCONTRO MINEIRO DA REDE AMAMENTA BRASIL, que será realizado no Auditório João Paulo II do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste).

Promovido pela Sociedade Mineira de Aleitamento Materno (Somam), em parceria com o Curso de Enfermagem do Unileste, o evento é destinado aos profissionais e estudantes das áreas de saúde: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Medicina, bem como as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde/Educação; Superintendências e Gerências Regionais de Saúde; Hospitais e Maternidades; Universidades e Escolas e Associações, Sociedades, Grupos e profissionais envolvidos com aleitamento materno.

O Evento

Com uma grade de atividades que contempla Cursos, Palestras, Oficinas, Relato de Experiências e Conferência unificada de eventos, o Seminário busca integrar os conhecimentos sobre a importância da amamentação, discutir a situação do aleitamento materno em Minas Gerais, incentivar a implantação de novos Bancos de Leite Humano e Posto de Coleta, e motivar os profissionais de saúde a desenvolver trabalhos e pesquisas relativos ao Aleitamento Materno. No dia 4 de setembro está prevista a abertura oficial, trazendo duas importantes conferências: Mães de Minas, e Rede Brasileira e Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano.

Conselho Curador é Parcialmente Renovado em Reunião de 15 de Junho de 2012

Em conformidade com o estabelecido no Artigo 13 de seu Estatuto, o Conselho Curador da FGPA deu posse a três novos membros no dia 16 de junho: Professora Sonaly Torres Silva Gabriel, representando o UNILESTE; Dr. José Nazareno Ataíde, representando o Poder Público; e Padre Geraldo Ildeo Franco, representando a UBEC. Eles substituíram, respectivamente, a Professora Tânia da Costa Rangel Alves; o Sr. Hermes Gabriel de Almeida; e o Sr. Zilton Leite de Carvalho. Após a reunião de posse, a Professora Sonaly Torres foi eleita Presidente do Conselho Curador para o mandato 2012 – 2015.

Solenidade de Entrega de Certificados - Cursos de Capacitação

Aconteceu no dia 29 de junho de 2012, com início às 16 horas no Auditório OTTON FAVA – Campus UNILESTE em Coronel Fabriciano, a solenidade de entrega dos certificados aos participantes dos Cursos de Capacitação em Tornearia Mecânica e Soldagem, ofertado pelo núcleo de extensão do Curso de Engenharia Mecânica e Tecnologia em Soldagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), Fundação Comunitária Fabricianense (FUNCELFA) e apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), realizado no período de 05/03/2012 a 29/06/2012.

FUNDAÇÕES: o que são?

Fundações não são instituídas para obtenção de lucros. Sua finalidade é:

  • Apoiar o saber,
  • Aprimorar o fazer e
  • Elevar a qualidade do viver

Mediante:

utilização e administração de bens, serviços e recursos humanos e financeiros, e quaisquer outros meios lícitos que conduzam a ampliação de conhecimento, incremento de sua transmissão e acesso aos bons resultados que proporcionam, a partir do desenvolvimento das atividades do interesse coletivo, tais como:

  • EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA,
  • ARTES E DESPORTO, DEFESA E PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL,
  • DAS CONDIÇÕES HABITACIONAIS E DA SAÚDE,
  • SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL,
  • ESTUDOS ECONÔMICOS, ADMINISTRATIVOS E POLÍTICOS.

É tudo, afinal, que eleve a dignidade humana.

(Terceiro Encontro Paulista de Fundações - Setembro/2007)

 

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 3500
Bairro Universitário Coronel Fabriciano/MG
CEP: 35170-056
Campus Unileste-MG Bloco "J"

Copyright © 2011 FGPA

Contato
Atendimento: (31) 3846-5745
E-mail: atendimento@fgpa.org.br

Powered By