Projetos Sociais e em Inclusão
Projetos e ações em saúde
Projetos e ações em meio ambiente
Projetos e ações em cultura
Projetos e ações em educação
Plano diretor para municípios
Serviços de apoio à construção e à revisão do Plano diretor municipal foram prestados pela FGPA:
- Em 2006 e 2007 – para Belo Oriente
- Em 2015 a 2016 – para Marliéria
- Em 2018 – para Coronel Fabriciano
COMO A FGPA ATUA?
Realiza diagnóstico da situação em que se encontram os diversos setores vitais do município, tais como saúde, educação, cultura, habitação, infraestrutura e produções econômicas (agrícolas, industriais), com seus potenciais geradores de emprego; rede de transporte e comunicação etc. | Faz o levantamento dos problemas que bloqueiam o desenvolvimento das atividades econômicas, bem como aqueles potenciais revelados pelo diagnóstico, sempre contextualizando a inserção do município nos contextos regional e nacional. | Elabora diretrizes que servirão de base para as ações municipais dentro do horizonte temporal considerado. | Vislumbra cenários para situações socioeconômicas futuras, baseados nos potenciais revelados e na adoção de planos de investimento a longo e médio prazos, visando a detectar os efeitos. |
PARA QUE SERVE UM PLANO DIRETOR?
- Melhorar as condições de vida da população: o Poder Público Municipal deve intervir como agente promotor de programas e projetos orientados a melhorar as condições de vida da população, promovendo novas atividades econômicas capazes de gerar oportunidade de emprego e aumento da renda familiar;
- Elevar a qualidade do meio ambiente no território municipal: a noção de qualidade de vida compreende a qualidade ambiental como referência fundamental dos objetivos de toda política de Desenvolvimento Urbano do Município;
- Aumentar a eficiência da gestão urbana: o Poder Público deve mudar o perfil da estrutura administrativa
municipal para aproxima-la do modelo empresarial moderno, com relevo nas questões de eficiência e flexibilidade, integrando e orientando a ação dos agentes.
* * *
Campanha de apoio ao Fundo pela Infância e Adolescência (FIA)
No ano de 2013, a Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), em parceria com o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE) apoiou a Campanha de incentivo para doação de parte do Imposto de Renda (Pessoas Física ou Jurídica) em prol do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), de forma a beneficiar Entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
* * *
Provas para o programa Profissionais do Amanhã – ArcelorMittal
Realizado em 2010, o serviço da FGPA consistiu na elaboração de provas classificatórias, validação interna e externa de todas as provas elaboradas; aplicação e correção desses testes; produção de Relatório Final. O objetivo dessas provas no Processo Seletivo Interno foi a classificação de colaboradores da ArcelorMittal no programa “Profissionais do Amanhã”, de desenvolvimento de recursos humanos, com vistas à analisar a possibilidade de alteração dos cargos de cada um deles na empresa (progressão vertical). Tratou-se de um projeto de alta complexidade, pois exigiu da FGPA a capacidade de gerenciar uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados nos ramos da Administração, Engenharia Elétrica, Eng. Mecânica, Eng. Sanitária e Ambiental, Eng. de Produção; Computação; Sistemas de Informação e Eng.de Materiais.
* * *
Diagnóstico da Assistência Social no município de Belo Oriente
Uma parceria, em 2013-2014, da FGPA com a Secretaria de Assistência Social do município de Belo Oriente, com o apoio e financiamento do Programa Amigo de Valor do Banco Santander, possibilitou a execução do projeto de produção de um diagnóstico local consistente.
Foi possível identificar as dificuldades e potencialidades dos conselhos de direitos a fim de fortalecer sua atuação; formular um quadro de referência que orientou o diagnóstico quanto a indicadores do IBGE, Atlas de Desenvolvimento Humano, IDH, entre outros; possibilitou mapear e analisar as violações de direitos e a capacidade da rede de atendimento; e discutir e formular propostas de aprimoramento da rede de proteção especial visando a estabelecer ações eficazes, eficientes e efetivas no atendimento à criança e ao adolescente.
* * *
Consultoria Administrativa e Contábil para a Prefeitura de Ipatinga (MG)
Os serviços de consultoria foram prestados em 2012, sendo um deles para a Secretaria Municipal da Fazenda e o segundo para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Após análise de contratos, folha de pagamento e outros documentos, foram dadas à SMF orientações técnicas-contábeis para fins de encerramento do ano exercício 2012, assim como assessoria para a adequação do sistema contábil municipal às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicáveis ao Setor Público (NIASP) e o cumprimento dos dispositivos legais da Lei 4320/63 e as instruções normativas do Tribunal de Contas de MG. Para a SESUMA, os serviços da FGPA consistiram em participação no conselho arbitral para a solução de conflitos com a companhia de limpeza; assessoria e consultoria para a melhoria da eficiência da questão da limpeza urbana; elaboração de pré-projeto para coleta seletiva no município; elaboração de documento para dar diretrizes ao apoio da Prefeitura de Ipatinga a associações de catadores de resíduos.
* * *
Apoio na organização do Dia V em Coronel Fabriciano
A 10ª edição do “Dia V” foi realizada no dia 29 de agosto de 2010, na Praça da Estação, em Coronel Fabriciano. O evento foi organizado por uma parceria entre FGPA, Unileste/MG, FIEMG Vale do Aço, Acicel-CDL, Prefeitura de Coronel Fabriciano, Conselho da Mulher Empreendedora. Criado pela FIEMG em 2001, o Dia V, em 2010, teve como slogan “Escolha o seu jeito de mudar o mundo e faça a diferença”. Foram 50 tendas instaladas na praça, para que uma série de associações oferecessem serviços gratuitos à comunidade, tais como corte de cabelo, hidratação facial, assistência odontológica, orientações sobre: orçamento familiar, saúde do homem, uso de medicamentos, verminose, higienização de alimentos, prevenção de acidentes domésticos e outros minicursos, oficinas e palestras. Para a criançada, houve brinquedoteca, cama elástica, piscina de bolinha, teatro de fantoches, pipoca e algodão doce. As apresentações culturais incluíram Batalhão da PM e seus cães adestrados, Banda de Música da Guarda Mirim, Grupo de Marujada de Cocais, dança com grupos de terceira idade, fanfarra e percussão.
* * *
Dia da Responsabilidade Social – Unileste/MG
Promovido por iniciativa do Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste/MG), com o apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), o Dia da Responsabilidade é um evento de divulgação do conhecimento e prestação de serviço, aberto à comunidade, em que tendas são montadas tanto para a atuação prática de alunos dos cursos universitários, que oferecem orientações, mini-palestras e outras atividades, bem como para entidades parceiras, como Sistema Nacional de Emprego, Seviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Polícia Civil, Associação de Pessoas com Câncer etc. Contou com o apoio da FGPA nas edições de 2007, 2008 e 2009.
* * *
Projeto Cidadania no Shopping do Vale – Ipatinga (MG)
No dia 23 de setembro de 2007, a FGPA e o Unileste/MG, representados por diversos alunos e professores das quatro áreas de ensino, participaram do Projeto Cidadania, uma iniciativa do Shopping do Vale. Foram instalados 15 stands com ofertas de atividades e orientações ao público. Na área da psicologia, orientação profissional e informações sobre o comportamento infantil; a Fisioterapia orientou gestantes sobre aleitamento materno e exercícios físicos; a Nutrição deu informações sobre o valor nutricional dos alimentos e ofereceu receitas; Farmácia informou o público sobre medicamentos e plantas medicinais; Educação Física tratou sobre prevenção e tratamento da obesidade; Enfermagem deu demonstração de primeiros socorros. Os cursos da área de Educação ofereceram uma brinquedoteca para as crianças. Turismo informou sobre as atrações turísticas do Vale do Aço; Ciências Contábeis orientou sobre orçamento familiar e isenção de imposto de renda para pessoa física; Direito informou sobre Direito do consumidor.
* * *
Intervenção Urbana Multidisciplinar – Coronel Fabriciano (MG)
Realizado nos anos de 2011 e 2012, o projeto de Intervenção Urbana Interdisciplinar foi realizado pela Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano e a Caixa Econômica Federal. A FGPA foi vencedora do Processo Licitatório Tomada de Preços n.025/2011 e iniciou o trabalho técnico social vinculado ao Programa Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social 2007 (FNHIS), voltado para dar apoio aos processos de construção de casas para famílias de baixa renda.
As ações foram desenvolvidas no bairro Morada do Vale, envolvendo a população em uma série de atividades relacionadas à melhoria da qualidade de vida na localidade. Foram realizados encontros socioeducativos nas áreas de educação ambiental, educação para saúde; oficinas relacionadas a geração de renda; esporte, lazer e cultura.
* * *
Semeando leitura colhendo leitores
Realizado em 2022, com a mentoria e o apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), o projeto idealizado por jovens de São Pedro dos Ferros procurou estimular a criação de uma rede de leitores a partir das bibliotecas de escolas locais e da Biblioteca Municipal Joaquim Camargo.
Foram mobilizadas cerca de 600 pessoas, entre os alunos das redes estadual e municipal. Foi criado um clube de leitores e houve a realização de várias oficinas estimulando a leitura. O projeto foi elaborado no contexto das atividades oferecidas a jovens inscritos em outro projeto da FGPA: o Raízes e Asas do Rio Doce, que visava a formar lideranças locais para atuação socioambiental onde vivem. Em maio de 2022, foi apresentado em um Seminário no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG), para outros autores de projetos socioambientais dos 20 municípios da Calha do Rio Doce.
* * *
Natal Solidário
Realizado em 2022, com a mentoria e o apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), o projeto idealizado por jovens de São Pedro dos Ferros procurou estimular a criação de uma rede de leitores a partir das bibliotecas de escolas locais e da Biblioteca Municipal Joaquim Camargo.
Foram mobilizadas cerca de 600 pessoas, entre os alunos das redes estadual e municipal. Foi criado um clube de leitores e houve a realização de várias oficinas estimulando a leitura. O projeto foi elaborado no contexto das atividades oferecidas a jovens inscritos em outro projeto da FGPA: o Raízes e Asas do Rio Doce, que visava a formar lideranças locais para atuação socioambiental onde vivem. Em maio de 2022, foi apresentado em um Seminário no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG), para outros autores de projetos socioambientais dos 20 municípios da Calha do Rio Doce.
* * *
Feiras e Talentos do Setor 7 - Timóteo (MG)
Um projeto idealizado por jovens de Timóteo, no ano de 2022, realizado com a mentoria e o apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), procurou incentivar o empreendedorismo juvenil na comunidade, trabalhando a arte e a cultura como propulsoras do desenvolvimento social e econômico. Foram proporcionadas palestras sobre vendas e marketing digital, no bairro Recanto Verde. Além disso, os autores do projeto mobilizaram artistas da região para participar da feira de talentos. Em abril a Feira foi realizada.
O projeto foi elaborado no contexto das atividades oferecidas a jovens inscritos em outro projeto da FGPA: o Raízes e Asas do Rio Doce, que visava a formar lideranças locais para atuação socioambiental onde vivem. Em maio de 2022, foi apresentado em um Seminário no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG), para outros autores de projetos socioambientais dos 20 municípios da Calha do Rio Doce.
* * *
Escadão da Integração – Iapu (MG)
Um projeto idealizado por jovens de Iapu, no ano de 2022, realizado com a mentoria e o apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), revitalizou e deu novo significado social e cultural ao escadão da rua Augusto Carreiro. O projeto consistiu em estabelecer parcerias com a Prefeitura, para a realização das obras, e em mobilizar a comunidade do entorno, incluindo alunos, pais e profissionais da Escola Estadual Frei Marcelino de Milão e Escola Municipal Jair Fernandes de Melo, para ajudar nos trabalhos. Foram promovidas oficinas de grafitagem para decorar a escadaria, oficinas de dança artística e dança de rua, workshop batuque e batucada para crianças e jovens.
O projeto foi elaborado no contexto das atividades oferecidas a jovens inscritos em outro projeto da FGPA: o Raízes e Asas do Rio Doce, que visava a formar lideranças locais para atuação socioambiental onde vivem. Em maio de 2022, foi apresentado em um Seminário no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG), para outros autores de projetos socioambientais dos 20 municípios da Calha do Rio Doce.
* * *
Centro Sociocultural Saber e Arte
A criação do Centro Sociocultural Saber e Arte, no ano de 2022, por iniciativa de jovens da comunidade, contou com a mentoria e o apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), tendo atingido diretamente pelo menos 100 pessoas no município de Sem-Peixe (MG). O projeto foi elaborado no contexto das atividades oferecidas a jovens inscritos em outro projeto da FGPA: o Raízes e Asas do Rio Doce, que visava a formar lideranças locais para atuação socioambiental onde vivem. Em maio de 2022, foi apresentado em um Seminário no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG).
* * *
Espaço de Convivência de Crianças e Adolescentes (ECCA) - Belo Oriente
Após o diagnóstico da situação, feito em outro projeto, no ano de 2014, relacionada à assistência social infanto-juvenil e tendo sido identificada que a maior problemática se referia a atos infracionais praticados, de modo peculiar, pelos adolescentes do sexo masculino, com idades entre 15 e 17 anos, moradores do distrito de Perpetuo Socorro, decidiu-se, a partir de 2015, intervir na realidade com a proposta do ECCA. O projeto com as atividades do Espaço permaneceu ativo em 2015, 2016, 2017.
Assim como para a etapa de diagnóstico, mais uma vez contou-se com os fundos do Programa Amigo de Valor, do Banco Santander, que tinha como foco apoiar municípios em situação de vulnerabilidade e em contextos mais críticos no que se refere a ameaças e violações de direitos ao público criança e adolescente.
* * *
Asas do esporte – São José do Goiabal (MG)
Um projeto idealizado por jovens de S.J. Goiabal, no ano de 2022, realizado com a mentoria e o apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), criou uma escola desportiva para jovens, para ensinar futsal em treinos semanais. O time participou, em maio daquele ano, do campeonato Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizado em João Monlevade.
O projeto foi elaborado no contexto das atividades oferecidas a jovens inscritos em outro projeto da FGPA: o Raízes e Asas do Rio Doce, que visava a formar lideranças locais para atuação socioambiental onde vivem. Em maio de 2022, foi apresentado em um Seminário no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG), para outros autores de projetos socioambientais dos 20 municípios da Calha do Rio Doce.