A FGPA foi instituída pela Sociedade Educacional União Técnica – SEUT(sucedida pela União Brasiliense de Educação e Cultura – UBEC) no dia 30 de junho de 1995. Após o primeiro ano de funcionamento, a FGPA foi reconhecida como Entidade de Utilidade Pública pela Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano. Inicialmente, tinha a finalidade de contribuir para a realização de serviços assistenciais e de apoio financeiro aos estudantes, servidores e comunidades carentes, bem como contribuir para a atualização do corpo docente e empregados administrativos do Unileste-MG. Recebeu este nome em homenagem a um grande educador e incansável batalhador, junto ao Padre José Maria De Man, pela construção e consolidação do Unileste-MG.
Em fevereiro de 2006, ganhou novo Estatuto que ampliou sua finalidade, e passou a atuar na Prestação de Serviços de Ensino, Pesquisa e Extensão, além do Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico.
No período de março de 2006 a dezembro de 2009 assumiu a gestão administrativa e financeira de todos os Cursos de Pós-Graduação lato sensu do Unileste-MG, uma experiência de comprovado sucesso. Atualmente atua na gestão de processos seletivos e concursos. Em 2011 o Conselho Curador da FGPA aprovou algumas alterações em seu Estatuto, ampliando assim, sua área de atuação/prestação de serviços. Além da prestação de serviços, diversas atividades sociais vem sendo executadas pela FGPA, principalmente o fomento à Pesquisa, ao Ensino e à Extensão.