No próximo dia 23 de março (sábado), representantes da juventude de 33 municípios mineiros da bacia do Rio Doce vão se reunir em Timóteo, durante o seminário “Ambientar: Diálogos pelo Rio Doce”. Trata-se do primeiro grande encontro coletivo para os participantes do Ciclo III.
Os objetivos do seminário são:
1) promover diálogos sobre experiências vivenciadas na Bacia do Rio Doce,
2) ampliar percepções sobre desafios e oportunidades nas questões socioambientais contemporâneas,
3) despertar talentos e estimular o compartilhamento de experiências, saberes e perspectivas das juventudes.
Para debater, em uma roda de conversa, as questões socioambientais com os participantes do projeto foram convidados dois especialistas com mais de 25 anos de experiência na área: Cláudia Diniz, bióloga do Centro de Biodiversidade da USIPA, coordenadora do Projeto Xerimbabo de Educação Ambiental da USIMINAS de 1998 a 2023 e o pedagogo, Mestre em gestão e auditoria ambiental Maurício Ferreira, que é responsável técnico pela execução do Programa de Educação Ambiental nas empresas Cenibra, ArcelorMittal BioFlorestas, ArcelorMittal Mina do Andrade.
Uma dinâmica será organizada com grupos menores, para motivar o diálogo e possibilitar maior interação entre os participantes. A condutora deste trabalho será a pedagoga, contadora de histórias e educadora ambiental Marli Ribeiro, que tem mais de 30 anos de experiência em projetos, entre eles o projeto Xerimbabo.