Depoimentos sobre a Fundação
“A Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu foi instituída em 1995 e definiu como um de seus objetivos dar prosseguimento à maravilhosa obra de Dr. Geraldo, que dentre tantas iniciativas importantes, sempre se dedicou a contribuir para efetivação do direito de estudantes carentes terem acesso ao ensino superior. Durante toda sua vida, Dr. Geraldo Perlingeiro desenvolveu estudos que culminaram na criação do CRÉDITO EDUCATIVO, permitindo que milhares de pessoas pudessem estudar em escolas particulares mesmo não dispondo dos recursos financeiros necessários. Reafirmamos nosso orgulho em fazer parte desta Entidade tão importante, que leva o nome de uma pessoa tão especial e magnânima. E estamos conscientes de nossa grande responsabilidade em honrar este nome tão importante e seguir sempre os seus ideais de vida” (Dez./2014)
Dom Lélis Lara (in memoriam) - bispo
Idealizador da FGPA em 1995 e presidente da Fundação em diversos mandatos.
“A FGPA é uma grande e importante parceira do Unileste. Desde suas origens, atuaram colaborativamente em diversos projetos regionais. Embora em ações e administrações distintas, ambas instituições têm em comum o propósito de contribuir para o desenvolvimento educacional, social e econômico do Vale do Aço. O Unileste reconhece e valoriza os muitos benefícios realizados pela FGPA em nossa região”. (Set./2022)
Genésio Zeferino
Reitor do Unileste/MG
“A história da FGPA, desde sua constituição aos dias atuais, é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento da região metropolitana do Vale do Aço e de seu colar. As ações desenvolvidas sempre tiveram como foco contribuir, principalmente, com a formação das pessoas, seja para o aprimoramento da competência técnica, ou no desenvolvimento de habilidades relacionais. Reforça-se, assim, as bases de sua criação para o apoio a atividades educativas e sociais pautadas no caráter humanístico de suas ações.
Hoje é uma instituição de referência atuando, inclusive, em outros estados do país. Possui um corpo qualificado de consultores e prestadores de serviços com formação e experiência em diversas áreas, podendo assim atender à mais variadas demandas dos setores públicos e privados.”
Ana Marta Souza Inez
Presidente do Conselho Curador entre 2006 e 2009; coordenadora de projetos e consultora da FGPA.
“Tive a oportunidade de participar como facilitador em dois projetos da FGPA (“Cinema Comentado: na estrada” e “Raízes e Asas”) e a seriedade com que a instituição atua reflete nos resultados junto às comunidades: realizações sólidas, enriquecimento de conhecimento para jovens e adultos e experiências marcantes de vida. Um patrimônio rico da nossa região”. (set./2022)
William Trevizani
Jornalista e professor universitário.
“Desde 2010, venho desenvolvendo pesquisas na área ambiental junto à FGPA. O aspecto mais marcante nesses vários anos de parceria com a Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu é a liberdade que tenho para conduzir as pesquisas, desde a definição do projeto até sua conclusão!” (Set./2022)
Gabriela von Rückert
Coordenou por vários anos o projeto ambiental de monitoramento das águas, em parceria com a Cenibra.
“A trajetória da FGPA rompe fronteiras, por meio de um trabalho educativo continuado, que possibilita a integração entre as dimensões intelectual, comportamental e emocional de todos os envolvidos. Impulsionada pelas exigências atuais, a Fundação adota novas maneiras de pensar e agir: revisa, inova e busca ferramentas para produzir com rapidez e qualidade seus resultados. É necessário enaltecer duas pessoas que deixaram marcas inigualáveis pelo trabalho educativo, social e cristão: o Dr. Geraldo Perlingeiro Abreu, que deu seu nome à Instituição, defensor incansável da educação e da formação técnica e moral dos jovens. Defendia o direito, a justiça, e a cultura para o progresso humano e social. Professor, advogado, cristão e católico convicto. E Dom Lelis Lara, força dinamizadora em favor dos direitos humanos, que sempre primou pela ética e a utilizou na sua vida diária, pessoal e profissional.”
Tânia da Costa Rangel Alves
Educadora e Presidente do Conselho Curador da FGPA de 2009 a 2011