No último dia 09 de dezembro, em dois municípios simultaneamente, jovens do projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce participaram do primeiro encontro coletivo com os selecionados no edital 01/2023. Um dos eventos aconteceu em Mariana, com seis municípios das redondezas e o outro em Valadares, com 11 cidades. O grupo dos 18 municípios da Calha do rio Doce já havia realizado o seminário no fim de semana anterior.
A programação do seminário incluiu uma roda de conversa com a presença de três convidados especialistas nas temáticas socioambientais. Foi ocasião de aprender sobre ações, projetos e conhecimento sobre o Rio Doce e suas questões. Os jovens também participaram da dinâmica “A casa das sete sabedorias”, com o objetivo de despertar talentos e promover o compartilhamento de vivências e perspectivas das juventudes. Houve, ainda, atrações musicais e apresentações culturais: teatro e performance no encontro de Valadares e, em Mariana, vivência de produção de paçoca em pilão tradicional ao som de viola.
Segundo os organizadores do projeto, todas essas atividades são ferramentas de estimular os participantes do Pulsar Jovem pelo Rio Doce a começarem a pensar sobre possíveis formas de para eles mesmos atuarem em seus municípios.