• (31) 3846-5745
  • atendimento@fgpa.org.br

Raízes e Asas do Rio Doce” é um projeto que busca desenvolver o pensamento crítico de jovens líderes para atuarem como protagonistas em relação às questões socioambientais. Está aberto EDITAL para submissão de projetos. Venha fazer parte

Compromisso.
Responsabilidade.
Confiança.
previous arrow
next arrow
Slider

Edital para novos projetos já está aberto

Depois de debates, oficinas de elaboração de projetos, horas de formação na plataforma Moodle e conversas com outros jovens, os participantes do “Raízes e Asas do Rio Doce” começam agora a entrar numa fase muito importante e decisiva: a submissão de projetos para serem avaliados. Desde o dia 21 de setembro já está aberto o período para inscrição dos projetos que podem mudar a realidade nos 20 municípios que fazem parte da Calha do Rio Doce, onde o projeto Raízes e Asas está em ação. As inscrições vão até o dia 18 de outubro e podem ser feitas no site https://projetos.fgpa.org.br/ 

Os projetos têm sido elaborados pelos jovens com a orientação dos facilitadores de cada município. São eles quem têm acompanhado todo o processo de escrita, desde as primeiras Rodas de Conversas até as Oficinas de Elaboração. “A troca de experiências entre os participantes têm propiciado um rico debate acerca das possibilidades de intervenções sociais que visam transformar sonhos em realidade, à luz das expectativas dos jovens de cada lugar”, esclarece Leida Tavares, uma das facilitadoras que tem atuado junto aos jovens de Bugre e Santana do Paraíso, por exemplo.

Para a coordenadora do projeto “Raízes e Asas”, a pedagoga Ana Marta Aparecida de Souza Inez, é chegado o momento de os jovens mostrarem, de forma concreta, o que esperam para a realidade em que vivem. “Foram feitas pesquisas a respeito das necessidades, dos anseios e sonhos dos jovens em cada município e nesta etapa eles vão apresentar os projeto para seleção. É uma grande oportunidade para que o esforço e os desejos das juventudes possam ser reconhecidos”, espera.

Após a seleção pela comissão avaliadora, os projetos aprovados terão até 06 meses para serem implementados nas cidades e durante todo o tempo os jovens vão continuar a receber orientações dos facilitadores da FGPA.  Cada um dos municípios pode receber uma verba de até R$ 25 mil para o desenvolvimento dos projetos aprovados.

O projeto Raízes e Asas do Rio Doce é uma realização da FGPA e faz parte do Programa 33 da Fundação Renova – Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce. O objetivo é contemplar a implementação de medidas de educação ambiental, em parceria com as prefeituras dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.