• (31) 3846-5745
  • atendimento@fgpa.org.br
Um novo tempo! Um novo site.

Recheado de conteúdo e atualizado frequentemente.

Lançamos nosso novo site. Recheado de conteúdo e atualizado frequentemente.

A FGPA está em constante evolução. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor serviço e atendimento ao público. Para manter está premissa lançamos nosso novo site. Recheado de conteúdo e atualizado frequentemente.

Um novo tempo! Um novo site.

Recheado de conteúdo e atualizado frequentemente.

Lançamos nosso novo site. Recheado de conteúdo e atualizado frequentemente.

A FGPA está em constante evolução. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor serviço e atendimento ao público. Para manter está premissa lançamos nosso novo site. Recheado de conteúdo e atualizado frequentemente.

previous arrow
next arrow
Slider

Projeto de extensão mantido pelo Unileste recebe menção em publicação internacional

As experiências do projeto de extensão “Intervenção Urbana Multidisciplinar: trabalho técnico-social vinculado ao programa FNHIS”, desenvolvido pela Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), Prefeitura de Coronel Fabriciano em parceria com Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) acaba de ganhar menção em uma publicação internacional. O projeto desenvolvido no bairro Morada do Vale, em Coronel Fabriciano ganhou as páginas das “Atas do XV Congresso Iberoamericano de Urbanismo”, realizado no ano passado em Medellín, na Colômbia.

A publicação é uma síntese das discussões e experiências realizadas em âmbito Iberoamericano sobre temas como: políticas públicas de acesso a terra e a moradia, a mobilidade como um instrumento de justiça e a utilização do espaço público. O evento bienal reúne trabalhos desenvolvidos em várias partes do mundo com o intuito de discutir as tendências, problemas e soluções nestas áreas.

O artigo submetido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste foi publicado na sessão temática “A propriedade do solo e da habitação e o direito à habitação digna”, da ata do XV Congresso Iberoamericano de Urbanismo. O trabalho é coassinado pela professora e arquiteta Carla Paoliello e pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Henrique Xavier Campos Júnior, Rafaela Tavares Xavier e Alessandra Pires. A produção apresenta as ações de extensão realizadas no bairro Morada do Vale, na área de Educação Patrimonial.

“Os objetivos do projeto desenvolvido no Bairro Morada do Vale, em Coronel Fabriciano, foram possibilitar o reconhecimento dos espaços urbanos, identificar os pontos de relevância dentro daquela comunidade, além de desenvolver o sentimento de reterritorialização, possibilitando a reapropriação e a ressignificação dos espaços públicos e privados do bairro”, explica a professora e arquiteta Carla Paoliello, uma das responsáveis pelo projeto.

O projeto foi desenvolvido a partir de parceria público-privada e contou com a participação da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) e do setor de extensão do Unileste.

Durante as ações do projeto os moradores participaram de reuniões e oficinas com foco na educação patrimonial. “Foram realizadas três reuniões gerais que discutiram questões como a construção coletiva de um mapa do bairro, avaliação da história da comunidade a partir análise de fotos e ainda um encontro para pensar o futuro da comunidade”, conta Carla.

Ainda segundo a docente, as intervenções possibilitaram concluir que este tipo de iniciativa ajuda na apropriação e valorização da herança cultural dos moradores, fomentando uma melhor leitura e compreensão do universo sócio-cultural da comunidade.

Para conferir a ata completa do XV Congresso Iberoamericano de Urbanismo e o resumo do projeto desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, acesse o site: http://aetu.es/congresos-seminarios/xv-congreso-iberoamericano-medellin/