Projetos de Extensão

Projeto "Intervenção Urbana Multidisciplinar / Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano e Caixa Econômica Federal"

A FGPA foi vencedora do Processo Licitatório da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano – Tomada de Preços n. 025/2011. Assim, a partir de outubro de 2011, vem executando o Projeto de Extensão “Intervenção Urbana Multidisciplinar: trabalho técnico social vinculado ao Programa Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social 2007 (FNHIS)”, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbano e Meio Ambiente. A ação deste Projeto é voltada para o apoio à construção habitacional para famílias de baixa renda. Tem como objetivo apoiar estados, Distrito Federal e municípios na melhoria do padrão mínimo de salubridade, segurança e habitabi- lidade das edificações, produzidas no âmbito do processo de autogestão habitacional no país. As ações progra- madas se darão por intermédio de apoio à prestação de serviços de assistência técnica, assim entendida como o conjunto de ações voltadas à elaboração de projetos, acompanhamento e execução da obra, trabalho social e jurídico necessários para a edificação, reforma, ampliação, conclusão ou regularização fundiária da habitação. Em novembro de 2011, a FGPA, em parceria com o Setor de Extensão do Unileste, executou as seguintes ações:

Reuniões realizadas no bairro Morada do Vale – Coronel Fabriciano – MG, nos dias 3 e 17 de novembro de 2011, com início às 16h30. Local: Centro Comunitário Morada do Vale.

Tema: Encontros sócioeducativos nas áreas de Educação Ambiental, Educação para a Saúde, oficinas e capacitações relacionadas à geração de renda, esporte, lazer e cultura.

Objetivo: a melhoria das condições de vida da população residente nos bairros Morada do Vale e Aparecida do Norte.

Metodologia de Trabalho: atividades como palestras, debates, oficinas, eventos culturais, gincanas, dentre outras. As atividades visam propiciar a participação ativa dos membros da comunidade por meio de ações prazerosas, lúdicas e dinâmicas.

Temas desenvolvidos na área de Educação Ambiental (com vistas à proteção da natureza e da biodiversidade): Relação homem x meio-ambiente; Redução da poluição; Lixo; Hortas e pomares.

Temas desenvolvidos na área de Saúde (com vistas à educação para a Saúde): Cuidados com a Saúde buscando o completo bem-estar físico, psíquico e social e contribuindo para a qualidade de vida de todos; levar informações e atividades para a comunidade (adultos e crianças), orientando e educando sobre a Educação para a Saúde.

Temas desenvolvidos na área de Educação Patrimonial (com vistas à educação patrimonial): identificação das melhorias nos espaços privados e coletivos; preservação da memória; identificação da melhor forma de utilização dos novos espaços; preservação e manutenção das obras realizadas e dos novos espaços públicos implantados.

Processo Seletivo de Aprendiz de Ofício – APERAM SOUTH AMERICA

Em outubro de 2011, a FGPA mais uma vez prestou esse importante trabalho, para a Empresa APERAM SOUTH AMERICA. O Processo Seletivo de APRENDIZ DE OFÍCIO consta de: elaboração de provas classificatórias de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais; aplicação e correção das provas; elaboração de Relatório Final com notas e classificação. A aplicação das provas – etapa bastante criteriosa do processo – aconteceu no dia 30 de outubro. Foram utilizadas as dependências do Bloco V do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), no campus de Coronel Fabriciano, como também o estacionamento central e Bloco B (recepção / área de descanso para os acompanhantes dos candidatos).

Pela quinta vez consecutiva o trabalho foi realizado com rigoroso padrão de sigilo, segurança e qualidade que a FGPA tem mantido desde sua primeira participação no processo. A equipe da FGPA foi composta por Coordena- dores, Vigilantes, Socorristas, Volantes e Fiscais de Sala.

Gestão Compartilhada do Centro de Saúde João Otávio - CSJO – Timóteo / MG

A FGPA participou, em agosto de 2011, de Chamada Pública realizada pela Prefeitura de Timóteo – MG, que buscava uma Organização Social para credenciamento na área da SAÚDE, com vistas a um projeto de Gestão Compartilhada a ser executado no Centro de Saúde João Otávio, localizado no bairro Olaria II, naquele Municí- pio. A FGPA venceu o processo licitatório e, a partir de novembro de 2011 tornou-se responsável pela gestão administrativa e de recursos humanos do CSJO. Este processo é respaldado pela Lei das Organizações Sociais n. 9.637 de 15/05/1998, e Lei Municipal de Timóteo n. 3.122 de 1o/12/2010. A FGPA foi credenciada por meio do Decreto Municipal n. 4.237 de 15/09/2011. As primeiras ações no CSJO foram: admissão de pessoal necessário para o desenvolvimento das atividades; elaboração e execução de um plano de ação nas áreas de recuperação da infraestrutura, tais como: reforma dos telhados, pintura, substituição de móveis, recuperação do ar condicionado central e instalação de novos condicionadores de ar em todo o restante do prédio, melhorias no posto de enfermagem e diversas outras ações. Feito o levantamento de prioridades, teve início a reforma completa dos telhados. Importante destacar que todas as melhorias seguem rigorosamente as Normas Técnicas pertinentes.

Cinema Comentado na Estrada / 2011

A Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu foi responsável pela gestão do Projeto de Extensão ‘Cinema Comentado: na Estrada’, que se realiza nas comunidades de atuação da Cenibra. O Projeto tem por objetivo contribuir para a formação de uma consciência crítica nas comunidades formadas pelos empregados, familiares e prestadores de serviços da empresa. Os temas desenvolvidos abordam situações do cotidiano, com destaque para a Educação Ambiental, foco principal dado pela Cenibra. A partir da exibição de obras cinematográficas, o Projeto busca estimular a discussão e reflexão sobre temas diversos relacionados ao dia a dia das comunidades. A escolha dos filmes é feita levando-se em consideração as visitas prévias de sensibilização às escolas, quando são identificadas as temáticas de maior interesse e urgência por parte das comunidades. A projeção dos filmes acontece em um telão, instalado no Cenibra MÓVEL, no pátio das escolas e praças públicas. Após a exibição, as reflexões e discus- sões são conduzidas pelos coordenadores e equipe do projeto – professores e estagiários do Curso de Comuni- cação Social do Unileste. Em 2011, o projeto percorreu diversas comunidades carentes, totalizando 20 exibições em diferentes estabelecimentos de ensino, com plateias constituídas por um público adolescente, jovem e adulto, estudantes de 5a a 8a séries e professores. O Projeto tem contribuído sensivelmente para o desenvolvimento da região de atuação da Cenibra, que investe em educação e cultura, e proporciona integração da empresa com as comunidades dos municípios.

LOCALIDADES VISITADAS EM 2011:

Pingo D’água

Bom Jesus do Galho e Bugre

Gonzaga e Sardoá

Bela Vista e Sem Peixe

Sabinópolis, Paulistas e Peçanha

Seleção de Diretores para as Escolas Municipais de Santana do Paraíso

A FGPA gerenciou o Processo Seletivo para Diretores de Escolas Municipais de Santana do Paraíso. A Fundação obteve participação na elaboração e correção das provas objetivas, além da divulgação dos resultados classificatórios e julgamento de eventuais recursos interpostos pelos candidatos.

Processo Seletivo Interno “Profissionais do Amanhã” - ARCELORMITTAL INOX BRASIL

Consistiu na elaboração, validação interna e externa, aplicação e correção das provas, além da elaboração do Relatório Final. O objetivo do Processo Seletivo Interno foi a classificação de colaboradores da ArcelorMittal (programa de desenvolvimento de Recursos Humanos), com possibilidade de alteração de seu cargo na empresa (progressão vertical). O projeto foi considerado um sucesso, atingindo todos os objetivos propostos, realizado com profissionalismo e seriedade – marca registrada da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu.

Processo Seletivo do Município de Timóteo - EDITAIS 01 e 02 / 2011

Vencedora do Processo Licitatório para gestão dos Processos Seletivos referentes aos Editais 01 e 02 / 2011 do Município de Timóteo, a Fundação Perlingeiro Abreu demonstrou seu profissionalismo em executar projetos dessa dimensão com transparência, seriedade e segurança. No Edital 01 / 2011, as provas aconteceram no dia 23 de janeiro de 2011, com o comparecimento de 2.568 candidatos das áreas de Assistência Social e Educação. No Edital n. 02 / 2011 – áreas de Saúde e Obras, as provas foram também aplicadas em 20/02/2011 para 4.999 candidatos confirmados. Para ambos os Editais, foram utilizadas diversas escolas do Município de Timóteo, as instalações do Centro Educacional Católico (CEC-MG) e campus do Unileste em Coronel Fabriciano.

 

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 3500
Bairro Universitário Coronel Fabriciano/MG
CEP: 35170-056
Campus Unileste-MG Bloco "J"

Copyright © 2011 FGPA

Contato
Atendimento: (31) 3846-5745
E-mail: atendimento@fgpa.org.br

Powered By